Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório. O médico especialista nessa área é o cardiologista. Quando devo consultar um Cardiologista? Deve-se consultar um cardiologista, basicamente, em duas situações: para orientação preventiva e para tratamento de alguma doença.
Cirurgia Geral
Cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismos fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos. A residência médica em Cirurgia Geral é pré-requisito para várias outras especialidades cirúrgicas. Recentemente a Associação Médica Brasileira e o CFM reconheceram a Cirurgia Geral como especialidade e não apenas sendo pré-requisito para outras especialidades. Assim, atualmente o Cirurgião Geral é aquele habilitado e treinado para resolução das afecções cirúrgicas mais comuns, além de se dedicar à laparoscopía e a cirurgia do trauma. As doenças mais comuns de ocupação da cirurgia geral são:
- Hérnias
- hérnia inguinal
- hérnia umbilical
- hérnia epigástrica
- hérnia hiatal
- e outras hérnias
- Colelitíase, a famosa “pedra na vesícula”
- Colicistite
- Hemorroidas
- Doença diverticular dos cólons
- Diverticulite aguda
- Úlcera gástrica
- Traumas
Cirurgia do Aparelho Digestivo é a especialidade médica que realiza procedimentos cirúrgicos para diagnosticar e tratar doenças que afetam órgãos do sistema digestivo, como o esôfago, estômago, intestinos, fígado, pâncreas e vesícula biliar. O cirurgião atua em casos de tumores, inflamações, cálculos, refluxos, entre outras condições, buscando restaurar a função normal do sistema digestivo e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Os constantes avanços das pesquisas na área médica têm provocado uma crescente especialização de seus profissionais, enfocando aspectos cada vez mais específicos do organismo humano. Se isso, por um lado, traz progresso na pesquisa científica e no tratamento das doenças, por outro, gera grande dúvida aos pacientes. Se quiserem procurar diretamente um especialista, vão ter que fazer alguns diagnósticos por conta própria, o que obviamente nem sempre estará correto. Procurar um clínico geral inicialmente para esclarecer seus sintomas, sempre está certo. O clínico geral tem uma visão global do organismo humano e deve estar preparado para proceder aos diversos diagnósticos.
Ginecologia é a especialidade médica que se dedica ao cuidado da saúde do sistema reprodutor feminino, incluindo útero, ovários, trompas de falópio e vagina, bem como as mamas. Os ginecologistas realizam exames de rotina, diagnóstico e tratamento de condições como infecções, distúrbios hormonais, doenças sexualmente transmissíveis, infertilidade, além de acompanhar a saúde durante a gravidez e orientar sobre métodos contraceptivos. A especialidade também aborda questões relacionadas à menopausa e à saúde sexual da mulher em todas as fases da vida.
Especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o maior órgão do corpo humano – a pele, tendo em média 2 metros quadrados de área em um indivíduo adulto. A especialidade engloba ainda as doenças que acometem os anexos cutâneos: cabelos e unhas, bem como as mucosas (ex.: boca e genitais).
Fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. Sua gestão necessita do entendimento das estruturas e funções do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais (da biomecânica e funcionalidade humana) decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos.
Essa especialidade atende crianças e adolescentes com doenças do aparelho digestivo, principalmente refluxo gastroesofágico, alergias alimentares, intolerância à lactose, constipação, dor abdominal e doenças do fígado e vias biliares. Na faixa etária dos bebês, as principais queixas são o choro excessivo, as cólicas e o não ganho de peso. Nas crianças maiores, os principais sintomas a serem investigados são as dores abdominais, as náuseas e os vômitos, as diarreias, o sangue nas fezes, a constipação intestinal.
O neurologista é o médico especialista no diagnóstico e tratamento das doenças e desordens que afetam o sistema nervoso.
A boa nutrição depende de uma dieta regular e equilibrada – ou seja, é preciso fornecer às células do corpo não só a quantidade como também a variedade adequada de nutrientes importantes para seu bom funcionamento. O Nutricionista irá lhe indicar a melhor dieta de alimentos para a sua necessidade.
Especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações e outros elementos relacionados ao aparelho locomotor. A traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho musculoesquelético.
A avaliação do Otorrinolaringologista (Otorrino), é muito importante para o correto diagnóstico e tratamento das doenças que se manifestam com esses sinais e sintomas. O tratamento pode ser tanto cirúrgico quanto clínico, dependendo da doença e de cada caso especificamente. As principais doenças são:
- Rinites
- Sinusites
- Desvio do septo nasal
- Polipose nasal
- Distúrbios do sono (apnéia)
- Diminuição da acuidade auditiva/surdez
- Otites
- Amigdalite/faringite
- Paralisia facial
- Distúrbios da deglutição
- Alterações das pregas vocais
- Distúrbios do labirinto
Especialidade da medicina que estuda e trata as doenças relacionadas à visão, à refração e aos olhos e seus anexos. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão. A oftalmologia tem várias subespecialidades, entre elas a oftalmo-pediatria, a plástica ocular, doenças orbitárias, doenças das vias lacrimais, o estrabismo, o glaucoma, a cirurgia refrativa, retina, córnea, etc.
Especialidade médica dedicada à criança e ao adolescente em diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. Consulte um pediatra de confiança regularmente!
Especialidade médica responsável pelo tratamento das patologias das vias aéreas inferiores. O profissional habilitado para atuar na mesma é denominado “pneumologista”. Entre as doenças sob enfoque da pneumologia encontram-se Apnéia Obstrutiva do Sono, Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva crônica (DPOC), Pneumonias em suas variadas etiologias, Fibrose Cística, Tuberculose, Micoses Pulmonares, Doenças Pulmonares Interticiais e Transtornos Vasculares dos Pulmões.
É o estudo do comportamento e dos processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento). O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo humano. A psicologia popular que é o conjunto de ideias, crenças e convicções transmitidas culturalmente e que cada indivíduo possui a respeito de como as pessoas funcionam, se comportam, sentem e pensam.
A Psiquiatria é uma especialidade que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade.
Radiologia é a especialidade médica focada no uso de imagens médicas para diagnosticar e, em alguns casos, tratar doenças e condições do corpo. Utilizando tecnologias como o raio X e a ultrassonografia, os radiologistas interpretam essas imagens para identificar anomalias, como fraturas, infecções e outras patologias.
O urologista é o especialista em tratar e diagnosticar as doenças do trato urinário tanto em homens, quanto em mulheres, cuidando da saúde da bexiga, rins, uretra e ureteres.
Trata-se do processo que permite que a experiência emocional inicial seja modificada para torná-la mais adaptativa. O psicoterapeuta atuaria como um facilitador em vez de uma pessoa diretiva. Além disso, a individualidade do paciente é resgatada, como ser autêntico capaz de focar na relação sem deixar de ser ele mesmo.
Oncologia é a especialidade médica dedicada ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com câncer. O oncologista avalia diferentes tipos de tumores, define estratégias terapêuticas, como quimioterapia, radioterapia ou imunoterapia, e acompanha a evolução da doença, visando a cura ou o controle dos sintomas. A oncologia também abrange a prevenção e o suporte aos pacientes durante todas as fases do tratamento.
Policlínica Sítio Cercado © Copyright - 2022 - By blackflag.com.br